sexta-feira, 19 de junho de 2009

História da Bandeira Alemã


A tricolor preta apareceu primeiramente no começo do século 19 e alcançou proeminência durante a revolução de 1848. O breve Parlamento de Frankfurt de 184850 propôs a tricolor como uma bandeira para um estado germânico unido e democrático. Com a formação da República de Weimar após a Primeira Guerra Mundial, a tricolor foi adotada como a bandeira nacional da Alemanha. Seguindo a Segunda Guerra Mundial, a tricolor foi designada como a bandeira de ambos Alemanha Oriental e Ocidental. As duas bandeiras foram idênticas até 1959, quando símbolos socialistas foram adicionados à bandeira da Alemanha Oriental. Desde a reunificação em 3 de outubro de 1990, a tricolor preto-vermelho-dourada permaneceu como a bandeira da Alemanha.
A bandeira da Alemanha não teve sempre as cores preta, vermelha e dourada. Após a Guerra Austro-Prussiana em 1866, a Confederação da Alemanha do Norte dominada pela Prússia adotou uma tricolor preta-branca-vermelha como sua bandeira. Esta bandeira mais tarde se tornou a bandeira do Império Alemão, formada seguindo a unificação da Alemanha em 1871, e foi usada até 1918. Preto, branco e vermelho foram reintroduzidos como cores nacionais com o estabelecimento da Alemanha Nazista em 1933.
Os esquemas de cores preta-vermelha-dourada e preta-branca-vermelha tiveram um papel importante na história da Alemanha e possuiu vários significados. As cores da bandeira moderna estão associadas com a democracia republicana formada após a Segunda Guerra Mundial, e representa a unidade e liberdade alemã: não somente a liberdade da Alemanha, mas também a liberdade pessoal do povo alemão.


in wikipédia

Sem comentários: